sexta-feira, 22 de março de 2013

Robert Johnson


Imagem do site: www.collectorsroom.com.br

Nascido Robert Leroy Johnson, foi um cantor e e guitarrista de blues lendário. Robert Johnson é figura conhecida pelo uso do formato de doze compassos para o blues e influenciou centenas de músicos.


Imagem do site: sacurrent.com

Suas músicas tinham um apelo sinistro com encruzilhadas, o encontro com o demônio e cães do inferno. E impressionavam os ouvintes que tornaram as criações do bluesman e sua figura míticas.


Imagem do site:

A lenda mais popular dizia que Robert havia feito um pacto com o demônio na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, Mississipi. O demônio teria afinado a guitarra de Johnson em tom mais baixo e lhe dado o dom de tocar como ninguém em troca de sua alma. O mito foi amplamente difundido por outros bluesman da época.

Arte de William Stout
Imagem do site: hellhoundonmytrail.tumblr.com

Sua morte aumentou a lenda. Em 1938, durante uma apresentação no bar "Tree Forks" o músico teria bebido whisky envenenado com estricnina, preparado pelo dono do estabelecimento que estava com ciúmes de sua mulher.  Robert se recuperou do envenenamento mas contraiu pneumonia e morreu em 16 de agosto de 38. Seu certificado de óbito atesta de maneira bizarra como causa da morte: "Sem médico". 


Imagem do site: hellhoundonmytrail.tumblr.com

O fato é que Robert bebia e fumava muito e sua saúde não era lá essas coisas. Robert Johnson é considerado o maior bluesman de todos os tempos. Diversos artistas regravaram suas canções, entre eles: Led Zeppelin, Eric Clapton, The Blues Brothers, Red Hot Chili Peppers, White Stripes e The Rolling Stones. Foi homenageado pelo criador de HQ's underground Robert Crumb.


Imagem do site: supernatural.wikia.com

Homenageado também na série Sobrenatural que reconta o mito sobre o músico no episódio "O blues da encruzilhada". E no filme Crossroads de 1986:



Confira o som de Robert Johnson com "Hellhound on my trail":




Imagem do site: mariemeier.storenvy.com

Robert Johnson, músico sombrio e mito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário