Imagem do site: salazero.blogspot.com
Livro escrito por Anthony Burgess e levado ao cinema por Stanley Kubrick que se tornou clássico da literatura, da sétima arte e fenômeno pop.
Imagem do site: www.avclub.com
Diagnosticado com um câncer terminal, Burgess decidiu escrever vários romances para deixar para sua esposa os ganhos com direitos autorais. O diagnóstico estava errado e nesta leva de obras criadas Burgess produziu Laranja Mecânica.
Imagem do site: geek-news.mtv.com
Impressionado com o fenômeno das gangues mods e rockers na Inglaterra, Burgess escreveu sobre a violência dos jovens, a maldade e punição em um futuro não tão distante de nossa realidade. O livro se tornou um clássico absoluto da literatura de ficção. Laranja Mecânica comparado com 1984 de George Orwell e Admirável mundo novo de Aldous Huxley se sobressai ao propor um futuro mais plausível, falando sobre a problemática da criminalidade e soluções corretivas. Observando as gírias dos jovens e sem querer soar antiquado, Burgess apresentou outro trunfo na obra: a criação do nadsat, vocabulário de gírias dos delinquentes na obra, uma mistura de inglês, dialeto cigano e russo. Na versão original da obra não havia um dicionário da linguagem, o autor queria causar estranhamento ao leitor e conseguiu.
Imagem do site: corruptreality.wordpress.com
O excêntrico e renomado Stanley Kubrick resolveu dirigir a nova versão de Laranja Mecânica para o cinema, o livro já havia sido adaptado com a obra Vinyl de Andy Warhol.
Imagem do site: cinetoscopios.com
O protagonista do livro foi imortalizado pelo ator Malcolm McDowell que se tornou Alexander DeLarge.
Imagem do site: manualdohomemmoderno.com.br
Junto de seus druguis (amigos), Alex passa os dias a praticar a chamada ultraviolência após drogar-se nas leiterias da cidade.
Imagem do site: therabbitfilm.wordpress.com
Krastar (roubar), toltchokes (espancamentos), vinte-contra-um (estupros coletivos) e visitas supresa (invasões) fazem parte do seu cotidiano. Quem cruza o caminho de Alex e sua banda (gangue) está em perigo.
Imagem do site: www.adorocinema.com
Filho de pais tranquilos de classe operária, Alex é um dos representantes do novo mal que assola as ruas: as gangues juvenis.
Imagem do site: www.ebay.com
O psicopata contrasta sua falta de remorso pelas vítimas com seu apreço por obras de música erudita, em especial pelas composições de Ludwig van Beethoven.
Imagem do site: www.shaanig.com
Traído pelos seus druguis, Alex é preso.
Imagem do site: filmesdolannes.blogspot.com
Mofando na prisão, Alex vê um meio de escapar com o tratamento Ludovico. Uma espécie de lavagem cerebral com um coquetel de drogas e exposição a filmes de violência; a nova tentativa do Estado de reajustar os criminosos irrecuperáveis. O tratamento funciona até demais, Alex sente náuseas e dor diante de qualquer reação sexual ou violenta ( até mesmo com tratamentos verbais), para piorar, na última exibição de vídeos a trilha sonora era de música erudita o que faz Alex sentir-se mal com a execução de sua amada música.
Imagem do site: www.collativelearning.com
Na parte final do longa, um indefeso Alex enfrenta os ex-druguis e algumas de suas vítimas. o filme é extremamente recomendado apesar de limar o último capítulo do livro. Por este motivo, se você é fã do filme deve ler o livro para saber o que acontece com Alex. Até mesmo a divisão do livro em 21 capítulos diz muito sobre a obra, 21 é a maioridade na cultura anglo-americana. O filme foi proibido em diversos países pelo seu nível de violência e por possuir um vilão ( quase anti-herói) carismático, o diretor Stanley Kubrick proibiu a exibição na Inglaterra pelas ameaças de morte direcionadas a ele e sua família. Logo após a repercussão do filme a Inglaterra viu surgir o movimento punk com a violência da atitude do Sex Pistols, parecia que Burgess previra tudo com sua obra visionária. Laranja Mecânica inspirou dezenas de músicos, escritores, pintores etc. Exemplos não faltam: a banda punk The Adicts adotou a estética do longa em seu visual:
O desenho animado Os Simpsons apresentou referências a Laranja Mecânica diversas vezes:
Como citado, exemplos não faltam. Hoje o filme é incensado como obra prima, suas imagens aparecem em camisetas, capas de discos, bolsas, tênis e diversos outros artigos. Confira um trailer do espetacular Laranja Mecânica de Stanley Kubrick:
Imagem do site: www.imagensgratis.com.br
E videie bem irmãozinho, é fã do filme e ainda não leu o livro? Leia ontem! Obra freak imperdível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário