quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

The Residents


Imagem do site: resonanciamagazine.com

O grupo de música experimental e arte visual The Residents iniciou as atividades no inicio dos anos 70, influenciados por diversas sonoridades e o livro "O apanhador no campo de centeio" de J. D. Salinger. Os membros do grupo não dão entrevistas e não mostram suas identidades. Esta atitude vista hoje como algo corriqueiro traz o The Residents como um dos grupos pioneiros de ação.


Imagem do site: www.tumblr.com

Sempre apresentam-se disfarçados em espetáculos, os disfarces mais conhecidos são os smokings, cartolas e máscaras de globos oculares. Imagem que se tornou marca do grupo.


Imagem do site: www.domomladine.org

Para o grupo, os artistas produzem melhor sem influência da audiência e devem ser julgados somente pelo seu trabalho. Seu gênero, sua etnia e sua vida cotidiana devem ser características irrelevantes para os ouvintes.


Imagem do site: wall.alphacoders.com

Essa ação surgiu da teoria da obscuridade proveniente de N. Senada uma figura misteriosa idolatrada pelo The Residents. Com o passar das décadas muitos boatos e especulações surgiram para tentar explicar o mistério do grupo. Já disseram até mesmo que o grupo todo é composto de indivíduos desfigurados.


Imagem do site: www.darkhorse.com

Todos os seus trabalhos são recomendados, em especial: "Third Reich and Roll" de 1976, com clássicos do rock alterados de maneira bizarra em ataque ao nazismo, o sombrio álbum "Eskimo" de 1979, que trazia a primeira aparição do grupo como globos oculares e "Freak Show" de 1991, que marca o uso de novas tecnologias no som do The Residents. O grupo já produziu uma mini série vinculada pela internet chamada "River of Crime" que dava nome a um álbum e também uma série semanal chamada "Timmy". Além de organizar exposições de arte. Confira o bizarro vídeo de "One-Minute Movies" do The Residents:


The Residents, mais de quatro décadas dedicadas ao lado estranho das artes.


Imagem do site: standanddeliver.blogs.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário