quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Arthur Rimbaud


Imagem dos site: www.litkicks.com

O poeta conhecido como enfant terrible da arte. Arthur Rimbaud influenciou e influencia outros artistas até hoje.


Imagem do site: gabrielnogueiraferreira.blogspot.com

Impaciente, inquieto Arthur foi um aluno brilhante. Rimbaud produziu suas melhores obras na adolescência e fugia frequentemente de casa. Em 1871 uniu-se a Comuna de Paris e chocava a burguesia local com seu cabelo longo e suas roupas esfarrapadas.


Imagem do site: www.portalangels.com

Se tornou um anarquista e começou a se corresponder com outro poeta, Paul Verlaine, que o convidou a residir em sua casa. Verlaine se apaixonou pelo jovem Rimbaud e os dois poetas se tornaram amantes. Levavam a vida ociosa com muito haxixe e absinto. O comportamento ultrajante de Rimbaud escandalizou o círculo literário parisiense, parte do choque provinha pelo fato de que Verlaine era casado. Verlaine abandonou a esposa e um filho pequeno e fugiu com Rimbaud para Londres em 1872. O tempestuoso relacionamento culminou em um atentado em 1873, Verlaine bêbado atirou duas vezes em Rimbaud, um dos tiros feriu o poeta no pulso, Paul foi detido e condenado a dois anos de prisão.


Imagem do site: todolivro.blogspot.com

Após o ocorrido, Arthur termina seu clássico livro "Uma temporada no inferno" obra pioneira do simbolismo moderno. Em 1875, encontrou-se pela última vez com Verlaine que havia saído da prisão e se convertera ao catolicismo.


Imagem do site: www.vagobond.com

Aos 20 anos Rimbaud desiste de escrever e inicia uma saga pessoal de viagens e trabalhos desastrosos. Esteve em diversos países e viveu situações deploráveis, tendo várias amantes entre as nativas. 


Imagem do site: www.art-prints-on-demand.com

Pelos esforços, em 1878 contraiu febre tifóide, a primeira de muitas doenças que o afligiram. Viajou muito a pé por distâncias imensas, desenvolveu sinovite em seu joelho direito e posteriormente um carcinoma no mesmo joelho. Em 1891 teve sua perna amputada, no pós operatório foi diagnosticado com câncer já em estágio avançado. Morreu com 37 anos delirando em um hospital em Marselha.


Imagem do site: www.ecclesiae.com.br

Em seu ensaio sobre Rimbaud, "A hora dos assassinos", Henry Miller prevê: "Acho que existem muitos Rimbauds neste mundo afora e que esse número aumentará com o passar dos anos. Também acho que o tipo Rimbaud vai eliminar, do mundo futuro, o tipo Hamlet e o tipo Fausto. Até que o velho mundo desapareça por completo, o indivíduo 'anormal' tende a ser cada vez mais a regra. O novo homem só se descobrirá quando terminar o conflito entre a coletividade e o indivíduo. Aí então veremos o tipo de homem em sua plenitude e esplendor"
O ator Leonardo di Caprio interpretou o enfant terrible e seu relacionamento com Verlaine no filme "Eclipse de uma paixão" que pode ser conferido abaixo:


Arthur Rimbaud, poeta, revolucionário e visionário que inspirou diversas obras na literatura, música, pintura e outras artes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário