sábado, 16 de fevereiro de 2013

Morphine


Imagem do site: lastfm.com

O Morphine é uma lendária banda que fundou o low-rock, um novo estilo dentro do rock and roll.


Imagem do site: www.sodahead.com

A mente estranha por trás do Morphine era de Mark Sandman. Na década em que mais se falou em esgotamento do rock (anos 90) ele forjou um som particular e criativo. Sandman liderou um trio composto por baixo, bateria e saxofone.  


Imagem do site: www.amazon.com

O debut da banda, o perfeito "Good" trouxe a inclassificável mistura de jazz, blues e rock and roll gerando o low-rock. Mark gravou o álbum inteiro de 1991 utilizando apenas a corda mais grave de seu baixo.


Imagem do site: www.omgvinyl.com

O álbum seguinte, "Cure for Pain" (1993), considerado a obra-prima da banda, trouxe uma evolução do Morphine: baixo de duas cordas. O álbum chegou as 300 mil cópias vendidas e trouxe um de seus clássicos, "Buena":



Imagem do site: www.amiright.com

"Yes", o terceiro trabalho, saiu em 1995. 


Imagem do site: jazzbarisax.com

Neste disco o virtuoso saxofonista Dana Colley faz sax alto e tenor soarem como guitarras enfurecidas.


Imagem do site: www.fanpix.net

E o que dizer da bateria de Billy Conway repleta de influências do jazz?


Imagem do site: us.7digital.com

"Like Swimming" de 1997 trouxe "Early to bed" e um videoclipe com crianças apavoradas pelas feições deformadas da banda:



Imagem do site: decadence.nnm.ru

Ainda em 97 sai "B-sides and otherwise" cujo repertório consistia em sobras de estúdio, gravações ao vivo e músicas para trilhas de filmes. Sim, o Morphine era muito requisitado pelos cineastas, alguns filmes de que fizeram parte das trilhas: Coisas para se fazer em Denver quando se está morto, Brincando de seduzir, O nome do jogo, entre outros.
No dia 3 de julho de 1999, o genial Mark Sandman morre em pleno palco apresentando a segunda música do show em Palestrina, nos arredores de Roma. Uma despedida bizarra para um músico fora dos padrões e formidável.


Imagem do site: www.collectorsroom.com.br

Dias antes de sua morte, Mark havia aprovado e revisado masters de um disco ao vivo da banda que foi lançado em outubro de 1999. O petardo, "Bootleg Detroit", traz o visceral som do Morphine para os fãs.


Imagem do site: netlab.e2k.ru

Em 2000, outro presente para os amantes da boa música. É lançado "The night", disco completo com material inédito da banda.


Imagem do site: www.postersandprintsblog.com

Morphine, banda com um som viciante como a droga que lhe dá nome. Fundada por um visionário amante da mistura de estilos e referências a literatura beatnik, fundou um estilo que pudesse classificar seu som. Com sua bizarra trajetória e morte, Mark Sandman alcançou o posto de lenda. Confiram a espetacular "Shame" ao vivo:











Nenhum comentário:

Postar um comentário