Imagem do site: feijaotropeiro.blogspot.com
O que artistas diferentes como o vocalista Mike Patton, o bizarro Dog Fashion Disco, o insano Polkadot Cadaver e o cartunista Marcatti tem em comum? Todos eles, assim como centenas de artistas foram inluenciados pelo genial, irreverente e único Frank Zappa.
Imagem do site: rockcatartico.blogspot.com
O irrequieto e performático Zappa era compositor, guitarrista, produtor e diretor de cinema. Sua obra musical peculiar abrange diversos estilos: música clássica, rock, eletrônica, jazz etc.
Imagem do site: refraonarede.blogspot.com
Sua maior banda foi o The Mothers of Invention, eram diversos os temas das letras de Zappa: o Dadaísmo como a obra de Max Ernst, um humor ácido e críticas políticas, sociais e religiosas.
Imagem do site: aristofonia.opsblog.org
Tal escracho fez de Zappa um dos maiores defensores da liberdade de expressão nos EUA. O sonho americano era desfeito por letras pesadas como Bobby Brown:
Frank e sua banda foram vítimas de diversos acidentes durante as turnês, em 1971 tocando na Suiça perderam todo o equipamento quando um membro da platéia ateou fogo ao cassino em que tocavam. O fato foi imortalizado pelo Deep Purple na música que se tornou um dos clássicos do rock, Smoke on the water:
Zappa também foi atirado de um palco em Londres, todo quebrado passou por um longo processo de recuperação.
Imagem do site: namiradogroove.com.br
Voltou a ativa mesmo descendo uma terça de sua voz devido ao ataque.
Imagem do site: es.wikipedia.org
Em 19 de setembro de 1985, Frank Zappa testemunhou ante o Comitê de Comércio, Tecnologia e Transporte do Senado dos Estados Unidos atacando uma organização fundada por várias esposas de políticos que impunha censura musical no território americano. Um artista de vanguarda, freak até seu último suspiro.
Imagem do site: namiradogroove.com.br
Frank Zappa descansou do mundo em 4 de dezembro de 1993 deixando um legado imortal nas artes. Confiram a performance da impagável Broken Hearts Are For Assholes com Zappa em sua melhor forma:
Nenhum comentário:
Postar um comentário