Imagem do site: analisesliterarias.wordpress.com
Escritor da segunda geração romântica, Manuel Antônio Álvares de Azevedo (1831-1852) era contista, dramaturgo, poeta e ensaísta. Um gênio precoce; Álvares desde cedo mostrou interesse nas criações literárias. Entre suas influências estão Goethe, Lord Byron e Alfred de Musset. Azevedo apresentava personagens tomados por paixões em narrativas fatalistas.
Imagem do site: estrupeniques.blogspot.com
Seu maior clássico é Noite na taverna, um romance permeado por contos e poesias. A trama mostra um encontro de personagens boêmios em uma farra alcoólica.
Imagem do site: blogdojureminha.blogspot.com
Um a um relembram histórias mórbidas com temas como canibalismo, insinuação de necrofilia e muito sangue. Ao final uma amarração perfeita do autor. A obra é lembrada como a maior do gênero horror nacional apesar de seus personagens com carcterizações européias. Álvares de Azevedo viveu inquieto e deprimido, contraiu tuberculose e teve suas forças minadas e após uma queda de cavalo desenvolveu um tumor na fossa ilíaca morrendo com apenas 21 anos.
Imagem do site: absintosurrealista.wordpress.com
É patrono da cadeira de número 2 da Academia Brasileira de Letras. Ainda não leu o incrível Noite na taverna? Baixe aqui este clássico freak!
Nenhum comentário:
Postar um comentário