segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Hermes e Renato


Imagem do site: rd1.ig.com.br


Final da década de 90, uma trupe de humoristas recheia a TV com humor sem meias palavras, mórbido, desbocado, nonsense, cruel e hilário. Hermes e Renato influenciou dezenas de artistas posteriores e virou mito.




Imagem do site: televisao.uol.com.br


Trata-se de um grupo de amigos que passou a adolescência criando seus próprios esquetes para a TV que queriam assistir. Dentre as diversas inspirações: filmes de baixo orçamento, pornochanchadas, programas sensacionalistas, shows de auditório, terror trash, música brega etc. Foram contratados pela MTV após a exibição de uma fita VHS com seus feitos.




Imagem do site: oplanetatv.clickgratis.com.br


No formato, cada integrante iria interpretar diversos personagens. Foi definido o nome do programa homenageando os cafajestes dos anos 70, Hermes (Marco Antônio Alves) e Renato (Fausto Fanti) eram dois sacanas que tentavam tirar proveito de qualquer situação:







Imagem do site: www.superamiches.com

Joselito de Cascatinha (Adriano Pereira), um sujeito com brincadeiras violentas apelidado de sem noção:







Imagem do site: televisao.uol.com.br

Bruno Sutter é o padre Quemedo (paródia do padre Quevedo) que entrevistava um suposto filho do capeta (Fausto) inspirado no Toninho do Diabo:



Bruno também encarna Detonator, vocalista da banda que satiriza o heavy metal, Massacration:



O Massacration não foi a única contribuição do grupo para a música. Coração Melão, Unidos do Caralho a Quatro, Demo Loki MC, Artesanation etc. Para todo estilo musical eles tinham um exemplar de sátira.



Imagem do site: almanaquepop.blogspot.com


Luís Boça (Felipe Torres) é um trintão mimado no leite com pêra. Uma zoeira do grupo em cima dos paulistas:



O personagem tinha tanta popularidade que fizeram seu próprio "programa" o Boça Espetacular:



Imagem do site: sambazayres.wordpress.com


Gil Brother, ou Away (Jaime Gil da Costa) como ficou conhecido pelo seu grito característico foi chamado para engrossar as fileiras do grupo em 2003 e emplacou personagens miseráveis como Jessé:




Em 2011 após uma entrevista polêmica Gil acusou os amigos de exploração de trabalho e humilhação. O grupo negou as acusações com outra entrevista que aumentou o mal estar. Em 2010 o grupo saiu da MTV e migrou para a Rede Record, trabalhando com Marcos Mion. Mudaram o nome para Banana Mecânica e assustaram os fãs pelas mudanças no humor que produziram na época. Em 2012 outro integrante, Bruno Sutter, deixa o barco. Em 2013 eles retornam brevemente para a MTV. Mas a emissora passou por uma reformulação radical, então os remanescentes  do grupo compraram a marca Hermes e Renato e procuraram nova casa na rede a cabo.


Imagem do site: diversao.terra.com.br

Em 30 de julho de 2014, Fausto Fanti, o mentor intelectual da trupe foi encontrado morto no seu apartamento em São Paulo. Fausto se suicidou após sucumbir à depressão. Deixou os fãs chocados e com uma saudade eterna, será sempre lembrado pelos seus personagens sádicos e malucos como o Palhaço Gozo:




Ou sua paródia de Zé do Caixão, o Zé Canjica:



Ou o metaleiro de bar no Merda Acontece, Lagreca:




O pastor JK Ralho da igreja Pentecostal Loucuras de Meu Deus:




Imagem do site: portalovertube.com


O show não pode parar! Recrutaram o irmão de Fausto, Franco Fanti que participava com eles nos vídeos de adolescência e voltaram com tudo em 2015 no novo programa no canal FX.



Imagem do site: www.youtube.com


Joselito, Boça, Zé Canjica, Palhaço Gozo, Tela Class, Jornal Jornal, Tolerância Mil, Merda Acontece, Chapa Quente, Documento Trololó... Hermes e Renato! São muitos os motivos para que o grupo figure entre os mais inventivos e freaks do cenário nacional.
Prova de que quem tem algo a mostrar, mostra não importando o orçamento!


Nenhum comentário:

Postar um comentário