quarta-feira, 9 de outubro de 2013

John Zorn


Imagem do site: www.louthcms.org

A música é uma construção através da melodia e tons harmônicos? Ou a música é a desconstrução da sonoridade?



Imagem do site: massapreta.wordpress.com

Para o gênio John Zorn a música é o experimentalismo máximo, a provocação final. Zorn nasceu em Nova Iorque em 1953 e possuia uma família de gostos musicais variados. Tal influência levou o jovem a buscar ritmos dispares.



Imagem do site: blogs.forward.com

Em 1968 John comprou um disco de Mauricio Kagel que abriu sua mente para o mundo da improvisação.



Imagem do site: news.allaboutjazz.com

Em suas palavras: "Cá estamos nós: Kagel, "Improvisation Ajoutée." Comprei esse quando tinha por volta de 15. Ainda lembro: comprara em setembro na Sam Goody, por 98 centavos. E é uma peça realmente alucinante, com rapazes gritando e piando, algo que me atraiu. Tinha ido até a casa de um amigo, ele gostava muito dos Rolling Stones. E eu tinha acabado comprar o disco, coloquei e ele me olhou com uma expressão.. quem diabos é você? Estás fora de si? E a mãe dele estava lá, e ela estava como [coloca a palma da mão na bochecha] meu Deus, tira isso... e bem naquele momento tinha decidido: isto era a música."



Imagem do site: onomatopoeiaone.blogspot.com

O multi instrumentista Zorn toca saxofone alto, teclado, clarinete, percussão,  ouvinte assíduo dono de uma coleção imensa de discos botou em prática seu plano para buscar sua música, sua identidade. Aprendeu sozinho orquestração e contraponto. 




Imagem do site: www.emol.com 

Suas apresentações sempre estavam com entradas esgotadas. Zorn conheceu o alucinado Mike Patton e montou diversos projetos com o vocalista.



Imagem do site: concertmanic.com

Hoje tocam com a banda Moonchild. Veja este vídeo de uma de suas primeiras contribuições em 1991:





Apaixonados por cinema, montaram outro projeto que recriava as trilhas do magistral Enio Morricone.



Imagem do site: metropolis.free-jazz.net

 Confira abaixo o resultado:




Baixe aqui as belas melodias de Alhambra Love Songs e o caos da parceria de Zorn com Fred Frith no insano Late Works.O freak John Zorn, redefinindo os rumos da música!




Nenhum comentário:

Postar um comentário