terça-feira, 23 de setembro de 2014

Clube da luta


Imagem do site: www.adorocinema.com

Um clássico do cinema, o perturbador Clube da luta foi lançado em 1999. A obra sintetizou o sentimento de uma geração chamada de "perdida".



Imagem do site: veja.abril.com.br

O longa é baseado no livro homônimo do freak Chuck Palahniuk, o escritor descreveu a saga destrutiva de um homem comum rumo ao caos.





Imagem do site: lelivros.club

O best seller cult empolgou artistas de outras mídias e recebeu ótimas críticas.



Imagem do site: www.graffitiwithpunctuation.net

O conhecido diretor de Seven, David Fincher foi escolhido pela 20th Century Fox para a adaptação. Empolgado após ler o livro, Fincher tinha diversas idéias para o filme.



Imagem do site: www.sperience.com

Para o papel central escolheram o talentoso Edward Norton que representa um empregado de uma companhia de automóveis que sofre de insônia. Após ter negado seu pedido de medicação ele é aconselhado a visitar grupos de pessoas que possuem traumas mais graves. Logo ele fica viciado neste tipo de ação e passa a dormir tranquilo.



Imagem do site: www.unleashthefanboy.com

Em seu caminho ele encontrará o anárquico Tyler Durden (interpretado de forma magistral por Brad Pitt).



Imagem do site: lci.tf1.fr

Durden é um enigmático trabalhador de diversos "sub empregos" e chama a atenção do narrador pelo seu desapego com a vida em sociedade.



Imagem do site: favim.com

Nas suas sessões Norton encontra Marla Singer (Helena Bonham Carter) e reconhece na fumante obsessiva uma  viciada como ele em escutar traumas.



Imagem do site: imgur.com

Após seu apartamento explodir Norton liga para Tyler e eles tem um memorável diálogo sobre consumismo, após saírem do bar Durden pede ao narrador que lhe dê um soco.



Imagem do site: snaglur.com

Conhecemos mais sobre Tyler durante as explicações do personagem de Norton, Tyler Durden é uma espécie de terrorista sobre os panos da sociedade. Ele insere seu tom, seus pensamentos e por vezes seus fluidos como um câncer em tudo o que pode por as mãos. Em um exemplo Tyler trabalha como projetista de cinema e coloca minúsculos trechos de filmes pornográficos em desenhos infantis.



Imagem do site: popularfiction.wordpress.com

E começa a guinada de Norton para este mundo doentio, ele aceita morar com Tyler e reúnem outros desajustados para seu "Clube da luta" que possui suas regras. 



Imagem do site: moonboog.com

Repleto de metalinguagem e de mensagens subliminares o filme é um delírio visual em que tudo que é dito ou visto tem significado e objetivos dentro da trama.



Imagem do site: www.fanpop.com

O clube da luta só aumenta, Norton larga seu emprego. Toda noite homens comuns se arrebentam em porões, "se é sua primeira noite no clube deve lutar!"



Imagem do site: fightclub.wikia.com

Brad Pitt chegou a se ferir nas diversas lutas do longa, o ator já era conhecido por se entregar aos personagens, havia quebrado o braço nas filmagens de Seven.




Imagem do site: redpillmovie.com

Após atender um telefonema de  Marla e encontrá-la Durden desenvolve uma relação puramente sexual com a paranóica.



Imagem do site: thechive.com

O narrador afunda cada vez mais na violência do clube. Durden deseja elevar os objetivos do clube e desenvolve um plano anti-capitalista e anti-materialista denominado "Project Mayhem". Juntando os malucos como uma tropa Tyler lhes passa diversos "deveres" cada vez mais difíceis.




Imagem do site: www.popscreen.com

A situação se complica cena a cena. Norton vislumbra os contornos macabros do plano de Tyler e não consegue evitar a onda.



Imagem do site: wifflegif.com

Em uma cena antológica(mais uma) os membros inominados do "Project Mayhem" honram um membro morto em ação com seu nome.



Imagem do site: humblepie.wordpress.com

Próximo ao fim o visual de Tyler fica ainda mais agressivo e seus planos maiores. Os diálogos memoráveis e a tensão na relação Narrador-Marla-Tyler é evidente em cada quadro.



Imagem do site: familyguy.wikia.com

O filme se tornou um fenômeno cultuado com diversas paródias e serviu de inspiração para vários outros artistas. Chegou a ser reverenciado na infame série Uma família da pesada.



Imagem do site:movieswalls.com/fight-club-film-show-wallpapers-hd

Clube da luta entra facilmente em listas de melhores filmes de todos os tempos, sua parte final é surpreendente para os que o apreciam pela primeira vez. O filme somente cresce durante as várias exibições pela sua quantidade absurda de detalhes e mensagens. A sua trilha foi elogiada e conta com uma música matadora do Pixies:




Confira abaixo o trailer do visceral Clube da luta:




Ainda não viu este petardo cinematográfico?



Imagem do site: webcafeedesign.blogspot.com

Mesmo quebrando uma regra básica do clube, você ainda vai falar muito deste filme!



Nenhum comentário:

Postar um comentário