quinta-feira, 27 de março de 2014

Sublime


Imagem do site: sublimestp.com

Banda de múltiplos estilos formada em 1988 em Long Beach, Califórnia, que influencia músicos até hoje.



Imagem do site: treinamentonoize.wordpress.com

Bradley Nowell (vocais e guitarra), Bud Gaugh (bateria e percussão) e Eric Wilson (baixo) chamavam atenção nas participações em festas. Todos diziam: quer uma festa detonada chame o Sublime, quer gente na sua festa? Chame o Sublime.





Imagem do site: www.starpulse.com

Conhecidos pelas performances insanas e pelos comportamentos de diversão a qualquer custo o Sublime angariava fãs por onde tocava.



Imagem do site: fanboy-dork.blogspot.com

Misturando dub, ska, punk e reggae com uma atitude contestadora viviam festejando. Repudiavam os rockstars.



Imagem do site: rock.rapgenius.com

Quando Brad encontrou um dálmata que havia sofrido maus tratos o recrutou para a banda. Lou Dog se tornou um dos maiores símbolos do Sublime e quando eles tocavam, deitava-se aos pés de Bradley.



Imagem do site: sublimelbc.tumblr.com

Em sua pré adolescência Brad viu os pais se separarem, o processo foi traumático para o garoto. Em uma de suas viagens com o pai para as Ilhas Virgens, Nowell conheceu o reggae, apaixonado pelo som começou a tocar e compor músicas misturando outros estilos efervescentes da Califórnia.  Repleta de surfistas, de skatistas, de punks e de imigrantes latinos.




Imagem do site: www.coveralia.com

O primeiro álbum do Sublime 40 oz to freedom (1992) traduz bem esta salada, boa música e várias influências. Brad até canta em espanhol, o clima de festa está presente no primeiro clipe da banda, Date rape:



Imagem do site: www.urbandictionary.com

Visivelmente bêbados no vídeo a banda chamou a atenção das rádios que começaram a tocar a música diversas vezes por dia. Uma das fãs entusiasmadas do Sublime era Gwen Stefani, vocalista do No Doubt, apaixonada pela voz de Brad participou de algumas apresentações do Sublime:




Outro vídeo bem sucedido do álbum foi Badfish:




O segundo álbum da banda, Robbin' the Hood foi lançado em 1994 e repetia as fórmulas da banda:



Imagem do site: www.5446.jp

Neste período Bradley passou a usar drogas cada vez mais pesadas.



Imagem do site: weheartit.com


Bradley conhece e se apaixona por Troy Dendekker, que o acompanha com suas paradas e recaídas com os vícios. Nowell passa a usar heroína e tudo começa a desmoronar.
Neste tempo Troy revela que está grávida e Nowell diz que não usará mais drogas, eles se casam. Gravam as músicas para o primeiro álbum por uma grande gravadora. O primeiro single de Sublime foi What i got, música que fez a banda ser conhecida pelo mundo:




Infelizmente Brad não pôde sentir o reconhecimento mundial, ele foi encontrado morto por uma overdose de heroína em 1996, dias antes do lançamento do álbum:



Imagem do site: rockelestino.blogspot.com


Toda a arte do álbum é em sua homenagem, a obra vendeu muito e é conhecida como a obra prima da banda, confira o vídeo de Wrong Way:




Bradley falava para os fãs exatamente o que vivia nas ruas. Prostitutas, amores despedaçados, drogas e diversão.



Imagem do site: www.pinterest.com

Hoje o problemático músico é reconhecido como gênio.



Imagem do site: mankindprojectjournal.org

Mesmo por pouquíssimo tempo tentou ser um paizão para Jacob.



Imagem do site: thebeerbarrel.net

Dizia que o filho era sua melhor obra.



Imagem do site: stephanielovesthomas.blogspot.com

No encarte de Sublime é possível sentir este amor incondicional. Um ano após sua morte é lançada uma coletânea com sobras de estúdio, raridades e remixes, Second hand smoke:



Imagem do site: sublimestp.com

A obra foi bem recebida pelos fãs inconsoláveis. Como dito na música Pool Shark do segundo disco, Brad perdeu a sua guerra com as drogas.



Imagem do site: www.flickr.com

Seu filho cresceu sem conhecer o pai mas rodeado por seus amigos.



Imagem do site: blogs.ocweekly.com


Brad é imortal pela sua música; abaixo o vídeo de Santeria (com a participação manjada de Lou Dog) a música mais conhecida do Sublime:




Sublime, comportamento freak contestador e boa música!



Nenhum comentário:

Postar um comentário