Imagem do site: catalisecritica.wordpress.com
Escrito em 1963 por John Fowles O colecionador é um livro sobre desejo e obsessão. Seu personagem principal é Frederick Clegg, um estranho homem que coleciona borboletas e nutre admiração doentia pela bela Miranda, uma jovem estudante de arte.
Imagem do site: kids.britannica.com
Fowles criou uma história que até hoje é utilizada para traçar perfis psicológicos de agressores e assassinos. Na trama Clegg ganha na loteria, monta um cativeiro inviolável e decide capturar Miranda, ele sequestra a moça e escreve em seu diário os dias de suas impressões com ela em cativeiro.
Imagem do site: sebodomessias.com.br
A primeira parte do romance trata do diário de Clegg, com suas ilusões de inocência e sua visão idealista da mulher no quarto. A segunda parte é o diário de Miranda encarcerada, com seu medo, desespero e tentativas de fuga. O autor tem o cuidado de alterar o vocabulário dos personagens pois os dois pertenciam a classes sociais diferentes.
Imagem do site: blog.kolecoes.com.br
Adaptado para o cinema em 1965, O colecionador foi dirigido por William Wyler. Trouxe Terence Stamp no papel de Clegg e Samantha Eggar como Miranda.
Imagem do site: cappuckino.blogspot.com
O filme tornou-se um clássico cultuado.
Imagem do site: enlalistanegra.wordpress.com
Lembrado por sua fidelidade ao livro.
Imagem do site: www.teatrovida.blogger.com.br
Pela sua carga dramática o romance gerou outras adaptações para o teatro.
Imagem do site: estacaoterror.blogspot.com
Os assassinos seriais Charles Ng e Leonard Lake que sequestravam, torturavam e estupravam sua vítimas chamavam suas ações sádicas como Operação Miranda em homenagem ao livro. Confira o trailer de O colecionador de 1965:
O livro é facilmente encontrado em sebos, leitura freak recomendada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário