sábado, 22 de junho de 2013

Asian Dub Foundation


Imagem do site: www.last.fm

Um sistema de som destinado a tocar músicas anti-racistas, uma das definições facilmente encontradas para a viagem artística do Asian Dub Foundation. Sua sonoridade é peculiar e não há como ficar indiferente com o teor de suas letras de protesto. A banda britânica composta por indivíduos de origens asiáticas é conhecida internacionalmente pela luta de diversidade cultural. Como aparece no vídeo de New way new life:


Os fundadores do ADF: um professor de tecnologia musical Dr. Das, um de seus alunos o rapper Deeder Zaman (a voz mais conhecida do grupo) e um ativista pelos direitos civis dos trabalhadores o DJ Pandit G.


Imagem do site: www.last.fm

O ADF ganhou destaque da crítica com sua fusão de dub, reggae, punk e música eletrônica. Como pode ser conferido em Buzzin:


A banda também é conhecida pela rotatividade de integrantes.


Imagem do site: www.flickr.com

Em 2000, Deeder saiu do Asian para se dedicar a organizações anti-racistas.


Imagem do site: www.flickr.com

O engajamento do Asian Dub Foundation é notório em escala global. Por diversas vezes seus integrantes receberam ameaças de grupos racistas. 19 Rebellions do álbum Enemy of the Enemy, foi feita em conjunto com rappers brasileiros como Edi Rock do grupo Racionais MC's e trata do Massacre do Carandiru, ocorrido em 1992:


Em 1986, Satpal Ram britânico de origem asiática foi acusado e condenado por matar outro homem chamado Clarke Pearce em Birmingham durante uma briga, no decorrer dos procedimentos veio à tona uma história de preconceito no sistema penal britânico.


Imagem do site: www.satpalramisguilty.20m.com

Satpal Ram teria agido em legitíma defesa e foi constantemente espancado e maltratado durante seu período de prisão. A indignação pelo caso levou o ADF a criar a pedrada Free Satpal Ram:


Outro caso que chamou a atenção da banda foi o de Tsoora Shah, uma paquistanesa que foi condenada a 20 anos de prisão no Reino Unido.


Imagem do site: www.openideo.com

Tsoora matou o namorado que a espancava e violentava. Desta vez o ADF contou com a participação de Sinead O'Connor que cantou a música em homenagem a Tsoora 1000 mirrors. Gerando ainda um belo vídeo:


Após intensa campanha em favor de Tsoora sua pena foi reduzida para 12 anos.


Imagem do site: www.bestival.net

Hoje o som multicultural do Asian Dub Foundation pode ser apreciado em trilhas sonoras de filmes e games. O grupo tem uma organização independente: a ADF Education que provê estudos de música e tecnologia para jovens. ADF, arte e atitude no mundo da música!


Nenhum comentário:

Postar um comentário