Por volta de 1969, durante a guerra do Vietnam, o capitão Willard (Martin Sheen) recebe a missão de matar o coronel Kurtz (Marlon Brando) que havia enlouquecido na selva.
Imagem do site: http://www.redutobrainstorm.com/2012/08/apocalypse-now.html
A viagem é longa, Willard possui um grupo especial para sua prova. Durante o trajeto encontram: soldados que erguem e derrubam pontes sem superiores no comando, um show de coelhinhas em plena selva para os combatentes, oficiais malucos como o tenente coronel Kilgore (Robert Duvall) entre outras situações surreais.
Imagem do site: http://pyxurz.blogspot.com.br/2011/09/apocalypse-now-page-5-of-6.html
Encontram finalmente Kurtz, adorado pelos nativos da região, delirando entre as ordens de atrocidades e declamando poesias. Seguido cegamente pelo seu pelotão, morava em um templo castigado coberto de cabeças.
Willard então tem um dilema, seguir facilmente os caminhos de Kurtz pela insanidade ou executar sua missão.
O longa levou toda a equipe a um esforço excruciante por um imenso tempo de produção. Na época em questão dizia-se que o clima insano havia tocado a todos os envolvidos. A julgar pela foto abaixo( imitada por vários outros diretores) em que Copolla mostra seu cansaço, não há como duvidar disso.
Imagem do site: http://orecheiodascoisas.wordpress.com/2012/07/11/francis-ford-coppola/
"O coração das trevas" livro de Joseph Conrad que inspirou o filme fazia já esta analogia, a entrada nas profundezas da selva e do espírito dos homens.
Imagem do site: http://ratosletrados.blogspot.com.br/2012/06/primeiras-impressoes-o-coracao-das.html
Copolla mudou o cenário(da África para o Vietnam) e construiu um clássico perturbador do cinema, com atuações memoráveis de todos os atores e em especial de Marlon Brando, com seu infame coronel Kurtz. Repleto de cenas e diálogos inesquecíveis como esta fala do tenente coronel Bill Kilgore:
Imagem do site: http://geracao-rasca.blogspot.com.br/
- Adoro o cheiro de napalm pela manhã!
Confiram aqui o trailer da versão Redux(que contém várias cenas extras) de Apocalypse Now:
Filme doentio imperdível!
Nenhum comentário:
Postar um comentário