sábado, 24 de fevereiro de 2018

Florbela Espanca


Mais que uma artista fora de seu tempo, Florbela Espanca foi exímia escritora inesquecível. 



Nascida em Portugal, Florbela possuiu uma vida breve e inquieta. Dona de vários sofrimentos pessoais, utilizou a poesia como maior expressão mas era de um talento polifacetado.




Dificuldades financeiras, aborto, desilusão e várias doenças afetaram a perspectiva de vida da artista. Florbela também foi diagnosticada com neurose. Sua arte era cheia de erotismo e feminilidade. Sua poesia trazia muito da de suas dores.

Eu …

Eu sou a que no mundo anda perdida,
Eu sou a que na vida não tem norte,
Sou a irmã do Sonho,e desta sorte
Sou a crucificada … a dolorida …

Sombra de névoa tênue e esvaecida,
E que o destino amargo, triste e forte,
Impele brutalmente para a morte!
Alma de luto sempre incompreendida!…

Sou aquela que passa e ninguém vê…
Sou a que chamam triste sem o ser…
Sou a que chora sem saber porquê…

Sou talvez a visão que Alguém sonhou,
Alguém que veio ao mundo pra me ver,

E que nunca na vida me encontrou!


Livro de Mágoas, de 1919, seu primeiro compilado de sonetos esgotou a tiragem rapidamente. 

Para quê?!

Tudo é vaidade neste mundo vão…
Tudo é tristeza, tudo é pó, é nada!
E mal desponta em nós a madrugada,
Vem logo a noite encher o coração!

Até o amor nos mente, esta canção
Que o nosso peito ri à gargalhada,
Flor que é nascida e logo desfolhada,
Pétalas que se pisam pelo chão!…

Beijos de amor! Pra quê?! … Tristes vaidades!
Sonhos que logo são realidades,
Que nos deixam a alma como morta!

Só neles acredita quem é louca!
Beijos de amor que vão de boca em boca,

Como pobres que vão de porta em porta!…




Recebeu inúmeras reprimendas por querer viver sua vida em uma sociedade conservadora.
Após tudo que sofrera, Florbela tentou o suicídio, primeiro em 1928.

Amar!

Eu quero amar, amar perdidamente!
Amar só por amar: aqui… além…
Mais Este e Aquele, o Outro e toda a gente…
Amar!  Amar!  E não amar ninguém!

Recordar?  Esquecer?  Indiferente!…
Prender ou desprender?  É mal?  É bem?
Quem disser que se pode amar alguém
Durante a vida inteira é porque mente!

Há uma primavera em cada vida:
É preciso cantá-la assim florida,
Pois se Deus nos deu voz, foi pra cantar!

E se um dia hei-de ser pó, cinza e nada
Que seja a minha noite uma alvorada,

Que me saiba perder… pra me encontrar…



Seu irmão Apeles morreu num trágico acidente aumentando ainda mais sua angústia.  
A genial artista tirou a sua vida ao completar 36 anos em 8 de dezembro de 1930.
A causa: uma overdose de barbitúricos. Seu memorável Livro de Mágoas pode ser lido aqui.
Teve a biografia adaptada em Florbela:






Nenhum comentário:

Postar um comentário