terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Hunter S. Thompson

Escritor alucinado, Hunter é o pai do jornalismo gonzo.


Imagem do site: http://deadspin.com/hunter-s'-thompson/

Tipo de jornalismo em que a objetividade mistura-se a ação, ao objeto de estudo. Durante a ascensão das gangues de motociclistas Thompson conseguiu contatos e andou com os temidos Hell's Angels durante tempos. 


Imagem do site: http://fantasticocenario.com.br/2011/10/21/inferno-sobre-rodas-hell-yeah/

Compilou dados e histórias e criou seu primeiro sucesso "Hell's Angels". Livro que narra rituais e campo de ação do moto clube, além de análise detalhada do fenômeno das gangues de motociclistas na América. 


Imagem do site: http://uma-leitora.blogspot.com.br/2011/05/os-10-livros-que-marcaram-os-jovens-por.html

Em "Medo e delírio em Las Vegas" Hunter entupiu-se de drogas e descreveu os mais diversos efeitos indo fundo no pesadelo americano. Livro cultuado pelos jovens na explosão da contracultura.


Imagem do site: http://jetlagbr.net/?tag=hunter-s-thompson

Outro título que ganhou destaque é "Rum: Diário de um jornalista bêbado" em que ficção e realidade mesclam-se enquanto Hunter narra as aventuras de um jornalista em um jornal em Porto Rico.
Suas obras foram adaptadas ao cinema e geraram discussões sobre os limites do jornalismo.
Confira aqui os trailers de duas adaptações cinematográficas.

Medo e delírio em Las Vegas:


Diário de um jornalista bêbado:


Thompson suicidou-se com um tiro de espingarda em 20 de fevereiro de 2005, em um bilhete dizia-se deprimido e sofrendo dores decorrentes de uma cirurgia. O ator Johnny Depp, seu amigo, comandou a cerimônia de despedida e bancou o lançamento de suas cinzas aos céus por um pequeno foguete.



Nenhum comentário:

Postar um comentário