Imagem do site: campuskritik.blogspot.com
Projeto cinematográfico de Robert Rodriguez e Quentin Tarantino inspirado pela estética de filmes dos anos 70 que primavam pela violência e erotismo.
Imagem do site: en.wikipedia.org
Este gênero abusava de mulheres voluptuosas e exploração de assuntos polêmicos e extremos. O baixo orçamento e as condições precárias imperavam. Vários longas deste período se tornaram cults como Ilsa - She Wolf of the SS que contava as atrocidades cometidas por uma oficial nazista, sua ferocidade era tamanha que ela foi apelidada de mulher lobo. Ilsa fez tanto sucesso que ganhou uma sequência de filmes.
Imagem do site: en.wikipedia.org
Outro filme constantemente lembrado é I spit on your grave cujo tema é vingança, uma jovem é estuprada e torturada por alguns matutos e realiza uma espetacular retaliação. Este filme chegou a ser refilmado há pouco tempo com o nome Doce Vingança.
Imagem do site: lameadventures.com
Mais um clássico da época é Faster, Pussycat! Kill! Kill! com belas mulheres, perseguições de carro e a lendária Tura Satana. Tarantino já citou esta obra em diversas entrevistas sobre suas inspirações.
Imagem do site: www.popmatters.com
A empreitada dos dois cineastas foi corajosa, produzir dois filmes e alguns trailers falsos homenageando produções de horror. Em um formato diferenciado e com a qualidade abatida propositalmente as duas produções poderiam ser vistas nos EUA em uma exibição intercalada pelos trailers falsos, uma referência aos antigos cinemas drive-in.
Imagem do site: www.adamleeblythe.co.uk
Planeta Terror de Robert Rodriguez mostra um apocalipse zumbi recheado de atores conhecidos encarnando personagens bizarros e a famosa perna de metralhadora da personagem de Rose McGowan (ex de Marilyn Manson).
Imagem do site: ilhotarockfestival.wordpress.com
À prova de morte de Quentin Tarantino é o segundo longa, traz Kurt Russell como um dublê que adora destroçar belas mulheres com seu carro incrementado. O filme repleto de perseguições possui um intenso trabalho de dublês.
Imagem do site: www.vortexcultural.com.br
Os trailers falsos são um espetáculo à parte, Machete também de Robert Rodriguez mostra um herói durão peculiar que exalta o México. Posteriormente o diretor lançou o filme do personagem.
Imagem do site: werewolf-news.com
Werewolf Women of the SS de Rob Zombie reuniu um time de atores canastrões com uma história maluca que reverencia Ilsa.
Imagem do site: www.mobypicture.com
Don't de Edgar Wright cita os filmes italianos dos anos 70 com situações nonsense e sangue em profusão brincando com os clichês do horror.
Imagem do site: collider.com
Hobo with a shotgun de Jason Eisener traz a insana história de um mendigo que limpa as ruas com uma escopeta trucidando bandidos. Eisener conseguiu produzir um longa com o personagem anos depois com o ator Rutger Hauer.
Imagem do site: mutantville.com
Outro amigo de longa data, o diretor Eli Roth honra os filmes de assassinos que atacam em datas específicas com o violento Thanksgiving.
Confira o trailer da iniciativa Grindhouse:
E aqui os matadores trailers criados para o projeto:
Grindhouse, uma reunião freak de diretores que ainda rende frutos interessantes.